top of page
7555b8a2949a484397d89cf00ca13d14.jpg

 

Planejamento de auditorias

 

 

O planejamento de auditoria no setor público consiste em dois aspectos: planejamento estratégico das auditorias, que envolve as ações de controle que serão implementadas pelos órgãos de auditoria durante determinado período, e planejamento operacional da auditoria, que consiste no modo como as auditorias serão executas, selecionando os procedimentos de auditoria, as técnicas de auditoria, as limitações da auditoria e as fontes de informação para a auditoria.

De acordo com o art. 31 da Resolução CNJ nº 309, de 11 de março de 2020, o planejamento das auditorias no âmbito do Poder Judiciário será composto pela fases de elaboração do Plano de Auditoria de Longo Prazo – PALP, do Plano Anual de Auditoria– PAA e do planejamento dos trabalhos de cada auditoria.

Especificamente em relação ao planejamento de cada auditoria, observa-se que é um processo essencial para garantir que as auditorias sejam realizadas de forma eficiente e adequada, alcançando os objetivos estabelecidos e contribuindo para o controle e a gestão da empresa.

Planejamentos da Auditoria Interna do Poder Judiciário:

Em cumprimento ao artigo 69 da Resolução CNJ nº 309, de 11 de março de 2020, anualmente o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina deverá elaborar Plano Anual de Capacitação de Auditoria – PAC-Aud para desenvolver as competências técnicas e gerenciais necessárias à formação de auditor, a fim de possibilitar a melhoria contínua da atividade de auditoria.

 

Para tanto, devem ser priorizadas as ações de capacitação voltadas à obtenção de certificações e qualificações profissionais, além da disseminação de conhecimentos adquiridos nas ações de treinamento.

 

bottom of page